Header Image
Home / LabelPackA+ Portugal / Calcule a etiqueta

Calcule a etiqueta

Ferramenta de cálculo e emissão da etiqueta energética de sistemas de aquecimento

A ferramenta de cálculo e emissão da etiqueta energética de sistemas de aquecimento, disponível abaixo, foi desenvolvida de acordo com a metodologia da Comissão Europeia.

Esta ferramenta foi recentemente atualizada, passando a integrar a metodologia SOLCAL para cálculo dos indicadores Qnonsol (Contribuição calorífica não solar anual) e Qaux (Consumo de eletricidade auxiliar).

Estão já disponíveis a metodologia SOLCAL 2013, aprovada pela Comissão, e a metodologia SOLCAL 2017 em processo de análise e que deverá substituir a metodologia 2013, sendo que na metodologia de 2017 foram revistos os parametros de consideração dos sistemas solares térmicos, valorizando a sua integração em sistemas de aquecimento.

Esta metodologia foi desenvolvida pela vA Consult e está também disponível para download.

Consulte o Manual de utilização da ferramenta de cálculo e emissão de etiquetas de sistemas de aquecimento

Aviso Legal

O uso desta ferramenta de cálculo é gratuito. Os utilizadores podem enviar feedback sobre a ferramenta ao consórcio Labelpack A+ para o email info(at)estif.org

Os profissionais que utilizem esta ferramenta são responsáveis pelo uso que fazem do resultado do cálculo e da etiqueta ou ficha geradas com esta ferramenta.

Os utilizadores gerais devem confirmar os resultados do cálculo com profissionais especializados na instalação de sistemas de aquecimento.

Esta ferramenta online foi desenvolvida pelo consórcio Labelpack A + com base numa ferramenta disponibilizada pela Comissão Europeia: “Tool for calculating the energy efficiency of packages of heaters, water and combination heaters”, desenvolvida em Excel.

Download aqui:   

Mais informações sobre a regulamentação relativa à Etiquetagem Energética de Produtos e Sistemas de Aquecimento podem ser encontradas em outras secções deste website Labelpack A + ou no website da Comissão Europeia:

Fonte: Comissão Europeia

Back to the top

Informações sobre o cálculo da contribuição de dispositivos solares

O cálculo da eficiência energética de sistemas, incluindo dispositivos solares, requer dois parâmetros:

  • Contribuição anual de calor não solar (Qnonsol)
  • Consumo auxiliar de electricidade (Qaux)

Quando não fornecidos pelo fornecedor do equipamento, esses parâmetros devem ser calculados. Estes podem ser calculados usando o chamado método “SOLCAL”. A ferramenta Labelpack A + incorpora um módulo para o cálculo SOLCAL: Ferramenta online SOLCAL

Back to the top

Top