Header Image
Home / LabelPackA+ Portugal

LabelPackA+ Portugal

Etiquetagem Energética de Produtos e Sistemas de Aquecimentoetiqueta exemplo

Desde o dia 26 de setembro de 2015 que, no âmbito da Diretiva  de Ecodesign e Regulamento de Etiquetagem Energética, todas as novas instalações de aquecimento ambiente e de preparação de água quente devem apresentar a etiqueta energética.

A etiqueta energética aplica-se não só a produtos, mas também as sistemas, ou seja soluções de aquecimento constituídas por aquecedores convencionais, controladores de temperatura e/ou sistemas solares térmicos.

No contexto do Fundo Ambiental, nomeadamente da tipologia 3, “Sistemas de aquecimento e/ou arrefecimento ambiente e de águas quentes sanitárias (AQS) que recorram a energia de fonte renovável, de classe A+ ou superior, do programa de apoio a Edifícios mais sustentáveis, é solicitada a apresentação da etiqueta energética de sistemas de aquecimento (para sistemas integralmente novos e também para sistemas que utilizem equipamentos de apoio existentes). Pode aceder AQUI à ferramenta de etiquetagem energética de sistemas.                                      Consulte também ao Regulamento deste programa e as Perguntas Frequentes para esta tipologia.

O projeto Label Pack A+, que decorreu entre Março de 2015 e Julho de 2018, visou apoiar e promover a entrada em vigor da regulamentação de aquecimento, estabelecendo-se como o ponto de contacto entre os vários agentes do mercado e o consumidor final. Para tal  desenvolveu materiais de informação e formação que apoiam os profissionais e o consumidor final a tirar proveito das mais-valias que a etiqueta energética traz ao mercado do aquecimento.

Estes materiais mantém-se disponiveis mesmo após o término do projeto. Consulte abaixo:

 

 

 

 

 

 

O projeto Label Pack A+ foi desenvolvido no âmbito do programa Horizonte 2020, liderado pela Solar Heat Europe/ESTIF – Federação Europeia da Indústria Solar Térmica, tendo envolvido cerca de 11 parceiros em seis países. O consórcio Português foi constituído pela ADENE – Agência para a Energia, APISOLAR – Associação Portuguesa de Energia Solar e DECO – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor.

Video promocional Etiquetagem Energética de Sistemas de Aquecimento

Top